Aveia: propriedades e benefícios para saúde

By 13 de abril de 2020 Alimentação saudável
Aveia: propriedades e benefícios para saúde

A aveia é um dos cereais mais conhecidos e consumido no Brasil e no mundo, é um alimento com sabor suave e versátil que pode ser consumido com frutas, iogurtes, na forma de mingau ou até para enriquecer receitas de bolos, tortas, pães, massa de panquecas, etc.

Quais tipos de aveia podemos encontrar?

É possível encontrar alguns tipos diferentes de aveia, como a

  • Aveia em flocos: são o grão de aveia, que são totalmente prensados, com isso, não tem grandes perdas de fibras e de nutrientes.
  • Farelo de aveia é obtido da casca do grão, e por isso tem uma elevada concentração de fibras.
  • Já a farinha de aveia tem uma perda grande de fibras, já que é obtida da parte interna dos grãos, tendo a textura mais fina entre os três tipos.

A aveia é naturalmente sem glúten, mas é contaminada por ser processada nos mesmos locais que os alimentos fontes dessa proteína, mas atualmente já é possível encontrar algumas marcas isentas de glúten.

Quais os nutrientes presentes na aveia?

A aveia é rica em fibras e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1, que são necessárias para o metabolismo das proteínas, das gorduras e dos carboidratos e para produção de energia. Também é fonte de vitaminas E e zinco, que possuem importante ação antioxidante, ou seja, eles ajudam a prevenir o envelhecimento das células.

A aveia também um bom valor de proteínas, superior ao trigo, por exemplo, além de ser muito rica em silício, um mineral que participa da formação do colágeno, ou seja, aveia faz bem para pele e ajuda até no controle das tão temidas celulites.

Quais os benefícios da aveia para saúde?

A aveia é muito rica em um tipo de fibra alimentar chamado betaglucana, que dificulta a absorção do colesterol da dieta, obrigando o organismo a captar o colesterol presente na corrente sanguínea para diversas funções, como a formação dos sais biliares (responsáveis pela digestão de gordura), com isso, a aveia ajuda a manter os níveis normais do controle do colesterol sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares, decorrente do colesterol elevado, como enfarte e derrame, por exemplo.

E além de diminuir o colesterol, as fibras também ajudam a diminuir absorção do açúcar, auxiliando no controle do diabetes.

Essas fibras da aveia também são fermentadas no intestino, servindo de alimento para as bactérias boas, estimulando seu crescimento, com isso, há melhora na absorção de nutrientes, na resposta do sistema imune, e diversos outros benefícios para saúde.

A aveia também tem a capacidade de absorver água, aumentando de volume no estômago, com isso, também aumenta a saciedade, por isso a aveia ajuda a emagrecer.

Por todos esses benefícios, a aveia é considerada um alimento funcional, ou seja, que além de fornecer nutrientes, como vitaminas e minerais, ajuda na prevenção e no tratamento de algumas doenças.

Qual a recomendação de consumo de aveia?

Para ter esses benefícios, o ideal é consumir com frequência, cerca de uma ou duas colheres de sopa ao dia, já é suficiente. Se você quer deixar sua alimentação mais variada, pode alternar o consumo de aveia com outros cereais, como quinoa ou amaranto em flocos.

Lembrando que sempre que aumentar o consumo de fibras, também deve ingerir bastante líquidos, principalmente água, já que as fibras sem água pode causar constipação intestinal.

Carolina Favaron

Author Carolina Favaron

More posts by Carolina Favaron

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com