Mindfulness e Mindful Eating para saúde e bem-estar

By 13 de abril de 2020 julho 5th, 2022 Bons hábitos
Mindfulness e Mindful Eating para saúde e bem-estar

Mindfulness, traduzido como atenção plena, não é apenas um tipo de meditação, mas é a capacidade de trazer a atenção para o momento presente, observando as situações e pensamentos sem julgamento, mas de forma curiosa.

Acredita-se que todas as pessoas possuem essa capacidade de forma natural, mas que ao longo da vida, as preocupações e ansiedade vão nos tirando esse estado mental, nos fazendo perder essa conexão com o agora.

O resgate a essa capacidade de atenção plena, com o treino da meditação baseada em Mindfulness, tem oferecido muitos benefícios para saúde, como melhora dos sintomas de depressão, estresse e ansiedade, entre outros.

Mindful Eating

MIndful Eating, ou comer com atenção plena, é a aplicação do Mindfulness que também traz muitos benefícios para melhora da alimentação e da relação com a comida. Comer sem julgamentos é se atentar ao sabor, textura e ao processo do ato de comer, observando inclusive os sinais de fome e de saciedade, tornando a experiência de se alimentar muito mais prazerosa. Além disso, comer com atenção plena também ajuda a evitar a ingestão de alimentos motivados por questões emocionais, como tristeza ou frustração, conhecido como comer emocional.

Ao prestar atenção no que está consumindo, nos aromas e sabores, é possível se sentir satisfeito com uma menor quantidade, diferente de quando nos alimentamos com muitas distrações, não percebendo a quantidade do que foi ingerido.

Mindful Eating na Prática

Para quem deseja resgatar a capacidade de comer com atenção plena, deve começar observando e tentando identificar os sinais de fome, e parando de comer quando se sentir saciado. Além disso, é indicado evitar distrações durante as refeições, como uso de televisão e celular. Respirar profundamente antes de comer, mantendo a atenção na respiração, também ajuda a trazer o foco para o momento presente.

Faça das refeições um momento agradável, seja com amigos ou familiares, ou até mesmo sozinho. Observe os alimentos antes de consumi-los, sinta os aromas, mastigue bem os alimentos, perceba o sabor de cada preparação e combinações.

Vale lembrar que o foco do Mindful Eating não é o emagrecimento, mas que a partir do momento em que há um melhor entendimento dos sinais de fome e saciedade, e comer de forma atenta, acompanhado da melhora na qualidade da alimentação, pode ser que a perda de peso venha como consequência.

Carolina Favaron

Author Carolina Favaron

More posts by Carolina Favaron

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com