A importância do intestino saudável no emagrecimento

Jejum, dieta, contagem de calorias, restrição de grupos alimentares. Essas costumam ser as preocupações de muitas pessoas que estão em busca de perder peso. No entanto, você sabe o importante papel do intestino saudável no emagrecimento?

Por muito tempo, o intestino foi tratado apenas como o órgão responsável pela absorção de nutrientes. No entanto, atualmente, diversos estudos científicos comprovam que intestino é um órgão central para nossa saúde, ao ponto de ser considerado um segundo cérebro.

O intestino atua na comunicação direta com outros órgãos, como pulmão, fígado e pele, além do cérebro, sendo fundamental para o nosso sistema imunológico e metabólico, contribuindo para prevenção de doenças e até para o emagrecimento.

Lar de trilhões de microorganismos, o intestino concentra bactérias benéficas para o nosso organismo, a chamada microbiota intestinal, no passado também conhecida como flora intestinal.

Estima-se que no intestino habitam cerca de 1000 a 1150 tipos diferentes de bactérias que atuam na produção de nutrientes, absorção de substratos energéticos dos alimentos, e produção de substâncias benéficas para o corpo, além de ter uma ação imunológica.

Quando há uma desregulação dessas bactérias, com aumento de bactérias mais patogênicas (bactérias “ruins”) e redução de bactérias benéficas (bactérias “boas”), ocorre um processo chamado disbiose que afeta o sistema imunológico e pode  agravar diversas patologias, como a obesidade, diabetes, Alzheimer, doenças cardiovasculares e autoimunes, bem como agravar quadros de ansiedade e  depressão.

Como um intestino saudável ajuda no emagrecimento?

Como já citado, a disbiose caracteriza-se pelo desequilíbrio na quantidade entre as bactérias boas e ruins no intestino, isso fragiliza o órgão fazendo com que suas barreiras fiquem permeáveis e as toxinas comecem a circular na corrente sanguínea.

São justamente essas toxinas que podem provocar processos inflamatórios em outras áreas do nosso organismo e agravar a natureza inflamatória da obesidade, consequentemente prejudicando o emagrecimento.

Além disso, a disbiose gera distúrbios hormonais aumentando a produção de insulina e grelina, conhecida como hormônio da fome, fazendo com que a pessoa tenha a constante sensação de insaciedade.

Outro ponto de relação entre o bom funcionamento intestinal e a perda de peso é a absorção de nutrientes benéficos: um intestino desregulado não absorve os nutrientes necessários, gerando um processo de deficiências e desnutrição, mesmo com excesso de peso, chamado de fome oculta.

Entre os principais sintomas intestinais da disbiose estão o excesso de gases, inchaço, distensão abdominal, diarreia, constipação e mau hálito.

Contudo, não só os sintomas gastrointestinais podem se manifestar com a disbiose, outros sinais incluem os problemas alérgicos, doenças autoimunes e a candidíase de repetição. Para saber se a sua saúde intestinal vai bem, é importante observar os sintomas e não considerá-los como parte da sua rotina.

Um intestino regulado deve ser a regra, não a exceção. O ideal é ir ao banheiro diariamente, de uma a duas vezes por dia, e ter a sensação de esvaziamento completo. Crie também o hábito de avaliar as fezes, além de consistência e coloração normais, veja se não há presença de sangue ou muco, nem pedaços de alimentos mal digeridos.

Fazendo o intestino funcionar bem e colaborar com a perda de peso

Sabe qual é o principal fator responsável pelo mau funcionamento do nosso intestino? Se você respondeu a alimentação, acertou.

O estilo de vida moderno que prioriza o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados ajuda a proliferar as bactérias ruins que habitam o intestino.

A ingestão de açúcares e farinhas refinados presentes em inúmeros alimentos comuns em nossa mesa favorecem a disbiose e o mau funcionamento do intestino.

Outros hábitos também podem prejudicar a função normal do intestino, como por exemplo:

  • Períodos prolongados de jejum;
  • Consumo excessivo de café;
  • Falta de moderação com a bebida alcoólica;
  • Estresse mal controlado;
  • Sono irregular;
  • Uso frequente e indiscriminado de medicamentos como antibióticos, antiácidos, laxantes e outros para estômago da família “prazol”.

Para manter o intestino funcionando bem é preciso adotar uma receita já conhecida por muitos, mas pouco praticada pela maioria, que envolve mudanças de estilo de vida, tendo como foco hábitos saudáveis que associam uma alimentação saudável com a prática regular de exercícios.

Essas mudanças de atitude beneficiam não só o intestino, mas a sua saúde física e mental como um todo. Se alimentar bem, movimentar o corpo, ter boas noites de sono, priorizar momentos de descanso e de autocuidado são ações que não podem faltar na rotina de quem deseja ter um intestino regular e colaborar com o processo de emagrecimento.

Portanto, se você deseja melhorar o funcionamento do seu intestino, adote uma alimentação rica em vegetais e frutas, que são ricos em fibras e outros compostos antioxidantes.

A seguir, confira algumas dicas para manter seu intestino sempre em dia:

  • Busque consumir ao menos três porções de frutas e legumes ao longo do dia, uma boa ideia é fracionar essa ingestão entre café da manhã, almoço e lanche;
  • Coloque cor e diversificação no seu prato, temos uma imensa variedade de frutas e vegetais, por isso altere as opções e saia da mesmice de maçã, alface e banana;
  • Troque os lanches industrializados por sementes, castanhas e farelos, como a aveia;
  • Mastigue bem os alimentos para facilitar a digestão e absorção de nutrientes, tente comer longe das telas e com foco em saborear a comida;
  • Não se esqueça de hidratar, a garrafinha de água deve ser sua companheira de todas as horas;
  • Prefira a versão integral de massas e pães, pois possuem maior quantidade de fibras uma vez que não passaram pelo processo de refinamento;
  • As leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha devem fazer parte da dieta, e para diminuir os gases faça o remolho antes do cozimento;
  • Alimentos com disponibilidade de probióticos, como os alimentos fermentados (iogurte natural, kefir e o kombucha), também oferecem benefícios para saúde intestinal. Já os probióticos vendidos em farmácias só apresentaram efeitos positivos quando aliados a uma alimentação saudável.

Como você pode perceber, ter um intestino regulado com um bom funcionamento que colabore com seu processo de emagrecimento depende de diversos cuidados. Assuma um compromisso com sua saúde! Bons hábitos e uma rotina de cuidados beneficiam não só o intestino, mas o bem-estar e qualidade de vida de modo integral, além de prevenir doenças.

Esse conteúdo foi realmente útil e informativo para você? Então, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas que possam ter interesse.  Para mais artigos sobre nutrição e saúde, continue navegando pelo meu blog.

Referências:

Microbiota intestinal e diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/microbiota-intestinal-e-diabetes-4/. Acesso em 18/08/2022.

PIERRI, Vitória. Desequilíbrio na microbiota intestinal pode aumentar estados depressivos e de ansiedade. Jornal da USP, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/desequilibrio-na-microbiota-intestinal-pode-aumentar-estados-depressivos-e-de-ansiedade/. Acesso em: 18/08/2022.

Carolina Favaron

Author Carolina Favaron

More posts by Carolina Favaron

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com