Por que comemos mais no frio?

By 5 de julho de 2022 agosto 1st, 2022 Alimentação saudável, Bons hábitos
Por que comemos mais no frio

O inverno chegou, as temperaturas caíram e a sua fome aumentou. Você também já percebeu que comemos mais no frio?

Pois saiba que você não está sozinho nesta condição e que existe uma explicação científica para isso.

Durante os dias mais frios, nosso organismo busca nos manter aquecido para que todas as funções vitais continuem atuando normalmente. No entanto, para que isso aconteça, ao mesmo tempo que nos mantemos aquecidos, nosso corpo acaba gastando mais energia.

Os músculos e fígado esgotam mais rapidamente as reservas energéticas ao produzir calor para nos aquecer, mantendo o corpo com a temperatura média de 36ªC.

Com isso, o cérebro passa a enviar sinais para aumentar o apetite, o que nos leva a comer mais durante o inverno.

Mas então, como fazer para contornar essa situação e conseguir manter o peso sob controle durante a estação mais fria do ano?

Continue a leitura deste artigo e saiba como!

7 maneiras de manter uma alimentação equilibrada no inverno

Outros aspectos que precisam ser levados em consideração para o aumento de peso durante o inverno.

A alimentação também é uma forma de conforto emocional e físico, quando as temperaturas baixam é mais difícil comer alimentos crus e frios, como saladas, frutas e sucos.

Uma comida quentinha, como uma sopa ou caldo, é muito mais reconfortante nesta época do ano, não é mesmo?

No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças.  Isso é válido para todas as estações do ano.

No inverno, a maioria das pessoas também têm uma tendência a diminuir ou mesmo abandonar sua rotina de atividades físicas.

Tudo isso acaba contribuindo para que ao final do inverno tenhamos adquirido alguns quilinhos extras.

Conduto, é possível adotar algumas estratégias para manter uma alimentação saudável e balanceada quando os termômetros passam a registar temperaturas mais baixas. Confira a seguir:

  1. Ao preparar sopas, opte por apenas uma fonte de carboidratos. Se for usar batata ou mandioca, por exemplo, não utilize massa de sopa;
  2. Outra dica importante é evitar ingredientes como queijo e creme de leite nas sopas e caldos, prefira sempre os legumes. Assim você pode alcançar mais facilmente a recomendação diária de vegetais;
  3. Aposte no consumo de proteínas. Por ter uma digestão mais lenta, a proteína possibilita uma maior sensação de saciedade, além de colaborar com a redução do índice glicêmico;
  4. Fracione as refeições. Passar grandes períodos de tempo sem se alimentar aumenta nossa percepção de fome, levando a uma maior ingestão de alimentos;
  5. Mantenha também a regularidade dos horários. Busque não beliscar, para isso tenha horários regulares tanto para os lanches, como para as refeições principais;
  6. Beba chás. Além de ajudar a aquecer o corpo, transmitindo uma sensação de conforto térmico, os chás possuem diversas propriedades medicinais;
  7. Lembre-se de manter a hidratação. Mesmo com os dias mais frios, quando quase não sentimos sede, é fundamental beber pelo menos 2 litros de água.

Outra dica importante para priorizar a alimentação saudável e equilibrada, sempre dando preferência para os alimentos in natura, durante o inverno é usar a criatividade na cozinha.

Fazer substituições inteligentes, como por exemplo o pão branco por pão integral e temperos industrializados por ervas naturais, assim como adaptar receitas para inserir mais frutas e verduras no cardápio, fazem toda a diferença.

Uma rotina de bons hábitos

Uma alimentação equilibrada, como a própria expressão sinaliza, é aquela que busca o equilíbrio.

Por isso, é importante entender que não existem alimentos vilões ou mocinhos na hora de manter o peso sob controle. Devemos sim não exagerar e buscar balancear e equilibrar nosso cardápio.

Assim, não busque fazer uma dieta que restrinja esse ou aquele grupo alimentar, muito menos se prive de comer algo que gosta.

Lembre-se que tanto manter a saúde, como evitar o sobrepeso, passam por ter hábitos saudáveis, ou seja, ter uma rotina alimentar rica em bons hábitos alimentares.

Portanto, caso deseje comer um fondue ou tomar aquele chocolate quente neste inverno, ao invés de se privar, tente modificar as receitas e optar por ingredientes menos calóricos.

No fondue, por exemplo, escolha queijos magros e prefira carnes cozidas ao invés de fritas. Já no preparo do chocolate quente, opte por cacau 70% assim como leite desnatado para que sua receita não fique tão calórica.

Também é importante ressaltar que cada pessoa por necessidades nutricionais individuais, que variam tanto de acordo com seu tipo físico, condições de saúde, como com os resultados estéticos que desejam alcançar.

Por conta disso, é fundamental buscar o acompanhamento de um nutricionista seja para proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar, seja para guiar sua alimentação assegurando a ingestão de todos os nutrientes necessários ao seu organismo ao mesmo tempo que você busca seus objetivos.

Esse conteúdo foi útil para você? Para mais conteúdos com dicas sobre nutrição e saúde, continue navegando pelo nosso blog.

Referências:

https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel

Carolina Favaron

Author Carolina Favaron

More posts by Carolina Favaron

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com